Eye of Cleopatra

buscar

Pontos na CNH: como fazer a consulta

As mudanças feitas na CNH vão muito além da reformulação no vencimento da mesma, mas faz também parte de um processo de modernização dos documentos oficiais de um brasileiro, como por exemplo a adesão da carteira de trabalho digital.
Publicado em Carros dia 27/10/2020 por Alan Corrêa

As mudanças feitas na CNH vão muito além da reformulação no vencimento da mesma, mas faz também parte de um processo de modernização dos documentos oficiais de um brasileiro, como por exemplo a adesão da carteira de trabalho digital.

Com a CNH digital, você poderá ver diversas informações e até mesmo utilizar ela como identificação. Mas entre tantas novas funcionalidades, afinal, como fazemos para ver nossas multas e pontos? Hoje vamos te explicar!

Mudanças na CNH

Diversas mudanças foram feitas na CNH, desde regras até a emissão da mesma. A primeira e mais notória mudança fica por conta do tempo de validade, sendo que se o condutor tiver menos de 50 anos é valida por 10 anos, 5 anos com o condutor tendo entre 50 e 70 e 3 anos com o condutor tendo mais de setenta anos.

CNH digital

Outra alteração foi no limite de pontos para se perder a CNH. Se você não tiver nenhuma infração gravíssima, o limite é de 40 pontos, se tiver uma infração gravíssima é de 30 pontos e caso infrações deste calibre venham a acontecer duas vezes ou mais, o limite passa a ser de 20 pontos.

Além disso, mudanças como a adesão da CDT (Carteira Digital de Trânsito) como uma das formas de se consultar pontos, multas, infrações e até mesmo de pagar suas multas com descontos!

Nova forma de pagar as multas

O pagamento das multas de forma antecipada e da modalidade online pode render descontos de 30% caso o motorista venha a pagar com antecedência. Em um outro portal, os descontos podem chegar até 40% do valor da infração.

O motivo? Pois pagando nesta modalidade, o condutor não entra com recurso e os custos de envio de uma carta com a infração são extintos, permitindo essa manobra além de ser mais sustentável ecologicamente falando.

Como consultar multas e pontos on-line?

Para fazer as consultas, é necessário que você crie um cadastro no site do Detran de seu estado, coloque seus dados como CPF ou CNPJ, uma senha e o RENAVAM de seu veículo, que será um dado fundamental na busca das informações do mesmo.

Acessando o site, o proprietário consegue puxar dados como multas de trânsito, multas de inspeção veicular, defesas administrativas apresentadas, autos de infração de trânsito, notificações de autuações e emissão de documentos para pagamentos.

Além da possibilidade de fazer a consulta de forma física, indo no Detran (sendo preciso apresentar CNH ou RG), é possível fazer todas essas consultas de casa, acessando o site através de um computador, celular ou tablet.

Sistema de pontos da CNH?

A Lei 9.503/1997 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu art. 256, elenca todas as penalidades aplicáveis às infrações de trânsito, que são condutas proibidas pelas normas vigentes.

Como consultar pontos na CNH pela internet

Já sabemos como são acumulados os pontos no documento de habilitação. Mas como consultá-los? Fazer essa consulta é muito simples, já que os passos são todos online. Vejamos quais são eles:

Eye of Cleopatra Mapa do site

1234